domingo, 28 de Abril de 2024  15:09
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
25-03-2007

A SolarPlus vai começar a produzir dentro de dois meses


Fábrica em Oliveira do Bairro vai fabricar painéis fotovoltaicos

A SolarPlus vai começar a produzir, dentro de dois meses, painéis fotovoltaicos para o mercado nacional e para exportação, numa fábrica cujo investimento inicial ronda os 16 milhões de euros.

O presidente da comissão executiva da Solarplus, Rui Silva, disse á agência Lusa que a fábrica, instalada em Oliveira do Bairro, vai, para já produzir 5,5 megawatts de painéis/ano, estando a infra-estrutura preparada para duplicar a produção, num investimento total de 25 milhões de euros.

O investimento inicial, da ordem dos 16 milhões de euros, cria 110 postos de trabalho, número que poderá duplicar numa segunda fase, disse.

"É utilizada uma tecnologia de segunda geração que nos permite produzir o painel mais barato do mercado", disse, frisando que a fábrica vai dominar toda a produção, desde a matéria-prima ao produto final.

A SolarPlus tem em Valadas, Ferreira do Zêzere (distrito de Santarém), uma pequena amostra do tipo de painéis fotovoltaicos que instala.

A central fotovoltaica de Valadas, visitada sábado pelo presidente da República, vai ter uma potência instalada de 400 kilowatts, suficiente para abastecer de energia eléctrica uma povoação de 100 a 200 famílias, num investimento de 1,5 milhões de euros.

Para já, a central, que visa tornar a quinta auto- sustentável do ponto de vista energético, tem instalada um quarto da sua capacidade com painéis importados dos Estados Unidos, a uma empresa que será parceira da SolarPlus, disse Rui Silva à Lusa.

Além dos painéis adequados ao aproveitamento da energia solar, a fábrica irá também produzir painéis para fachadas de edifícios, cada vez mais obrigados a uma eficiência energética, sublinhou.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®